Ritual Banto |
Cerca de dez milhões de bantos vivem na África Central, na bacia do Rio Congo, numa área que se estende desde a Tanzânia, a leste, até o Congo, a oeste. Os mais conhecidos são os 'Ndembos' e os 'Leles', graças aos trabalhos de Victor Turner (The forest of Symbols, 1967; The Drums of Affliction, 1968) e de Mary Douglas (The Lele of the Kasai, 1963).
Sociedades secretas, oráculos e exorcismo
No centro das religiões bantos figuram os cultos espíritualistas e os rituais mágicos de propiciação. São ligadas aos primeiros: As sociedades secretas iniciáticas criadas por certos povos como os 'Ndembos', mas também a instituição mais difundida dos oráculos régios e dos cultos de aflição, que consistem em exorcizar os espíritos 'aflitos' que possuem os vivos. Esses espíritos às vezes sào marginais pertencentes a diversos grupos étnicos; pedem aos médiuns que falem em sua língua. A feitiçaria, como atividade feminina por excelência, não existe entre todos os povos bantos.
O criador
O criador, que é assexuado, de modo geral tornou-se um deus otiosus; não recebe culto, mas é invocado nos juramentos.
Os pigmeus da floresta tropical
Formam três grupos principais: akas, bakas e mbutis, de Ituri ao Zaire, estudados nos célebres livros de Colin Turnbull, entre os quais o mais conhecido é The Forest People (1961). Incitados pela vontade do padre Wilhelm Schmidt (1868-1954) de encontrar, em todos os povos sem escrita, crenças monoteístas originais, muitos missionários católicos e grande número de etnógrafos confirmaram a existência, nos três grupos, da crença num criador que se torna otiosus. Mas Colin Turnbull nega que os 'Mbutis' reconheçam um deus criador: para eles, deus é o habitat, a mata. Entre eles encontra-se certa pobreza ritual: não tem sacerdote e não praticam adivinhação. Tem ritos de passagem associados à circuncisão para os rapazes e ao isolamento para as moças, quando de suas primeiras regras.
____________________________________
Texto básico de Renato Kress
Adaptado de "Dicionário das Religiões" de Mircea Eliade. Esse texto vai sofrer várias alterações de estudos complementares até tornar-se uma referência diversa. O texto base de Eliade foi escolhido por ser o mais completo e proporcionar mais abrangência ao tema.
Nenhum comentário:
Postar um comentário