sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Religiões da África (África Central)

Ritual Banto
Religião dos Bantos

Cerca de dez milhões de bantos vivem na África Central, na bacia do Rio Congo, numa área que se estende desde a Tanzânia, a leste, até o Congo, a oeste. Os mais conhecidos são os 'Ndembos' e os 'Leles', graças aos trabalhos de Victor Turner (The forest of Symbols, 1967; The Drums of Affliction, 1968) e de Mary Douglas (The Lele of the Kasai, 1963).

Sociedades secretas, oráculos e exorcismo
No centro das religiões bantos figuram os cultos espíritualistas e os rituais mágicos de propiciação. São ligadas aos primeiros: As sociedades secretas iniciáticas criadas por certos povos como os 'Ndembos', mas também a instituição mais difundida dos oráculos régios e dos cultos de aflição, que consistem em exorcizar os espíritos 'aflitos' que possuem os vivos. Esses espíritos às vezes sào marginais pertencentes a diversos grupos étnicos; pedem aos médiuns que falem em sua língua. A feitiçaria, como atividade feminina por excelência, não existe entre todos os povos bantos.

O criador
O criador, que é assexuado, de modo geral tornou-se um deus otiosus; não recebe culto, mas é invocado nos juramentos.

Os pigmeus da floresta tropical
Formam três grupos principais: akas, bakas e mbutis, de Ituri ao Zaire, estudados nos célebres livros de Colin Turnbull, entre os quais o mais conhecido é The Forest People (1961). Incitados pela vontade do padre Wilhelm Schmidt (1868-1954) de encontrar, em todos os povos sem escrita, crenças monoteístas originais, muitos missionários católicos e grande número de etnógrafos confirmaram a existência, nos três grupos, da crença num criador que se torna otiosus. Mas Colin Turnbull nega que os 'Mbutis' reconheçam um deus criador: para eles, deus é o habitat, a mata. Entre eles encontra-se certa pobreza ritual: não tem sacerdote e não praticam adivinhação. Tem ritos de passagem associados à circuncisão para os rapazes e ao isolamento para as moças, quando de suas primeiras regras.

____________________________________
Texto básico de Renato Kress
Adaptado de "Dicionário das Religiões" de Mircea Eliade. Esse texto vai sofrer várias alterações de estudos complementares até tornar-se uma referência diversa. O texto base de Eliade foi escolhido por ser o mais completo e proporcionar mais abrangência ao tema.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Um Dicionário Conceitual

O blog "Mito e Mente" foi criado para ser uma espécie de "dicionário ensaístico" que englobe temas concernentes aos domínios da mitologia, literatura clássica, psicologia analítica (junguiana), cultura, pensamento social, arte, símbolos, religiões e filosofia.

Aqui os verbetes não serão apenas definições, mas englobarão também pequenos ensaios críticos, análíticos e, porventura, sintéticos.

O Blog "mito e mente" está incluso no projeto Arquetelos de estudos transdisciplinares de mitologia e religiões comparadas.